16 de abril de 2014
servos da terra

12 (2)

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lc 23, 34)

Pe. Airton Freire, Livro “Sete Palavras”

Há muitos que não sabem nem o que dizer, muito menos o que fazer. Há muitos que não sabem nem por onde caminhar, ao menos por onde começar. Há muitos que perderam até o motivo de viver. Outros há que dizem e desdizem e depois não sabem o que fazer por não saber mais onde se encontrar.

Perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem, padecem de não saber. Não sabem porque não querem ou não querem saber. Sabem afinal de contas o que? Há muitos que não querem o que fazem e há muitos os que fazem o que não desejam querer. Há outros que fazem o mal querendo o bem e há outros que fazem bem, mesmo tendo que sofrer. Há uns que fazem só por fazer; há outros que fazem porque vêem nisso um sentido para se viver. Aqueles que fazem, achando que o seu fazer poderá levar a algum bem, mesmo que nisto possam errar, a esses a tua misericórdia alcança, a tua misericórdia pode perdoar-lhes. Quando se sabe e se faz, mais culpa se tem. Quando não se sabe e se faz por não saber, o Senhor Jesus sofre, mas perdoa, pela misericórdia que do seu lado aberto lhes advém.

Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.

Matar um filho, só um pai consegue perdoar. Aos olhos da mãe isto se passa, que ao pé da cruz está. A mãe contempla a morte do filho. O Pai recebe o pedido de perdão. O Filho é sacrificado, morto pelos pecados e pelos algozes pede perdão. Amor assim nunca se viu. Bondade ao extremo. De bondade extrema alguém nunca foi capaz. Só o amor disso é capaz. Só o amor consegue lavar todo o crime. Só o amor redime. Só ele cicatriza as feridas abertas no coração. Só o amor reconstitui  e faz reencontrar o que já se julgara perdido. Só o amor põe fim à solidão. Só o maor é capaz de restituir. Só o amor pode constituir. Só o amor é capaz de regenerar. Só a partir do perdão é possível recomeçar.

Perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem. Não sabem o horror deste crime. Não imaginam sequer que o Pai transforma em redenção este crime, este inaudível assassinato. Matam o autor da vida. Tratam como malfeitor  aquele que veio para os seus e não foi recebido, mas que o Pai deu o poder de se tornarem filhos os que o reconhecerem como salvador.

Perdoa-lhes, porque só tu podes e sabes absoluto perdoar. Perdoa-lhes, porque todo aquele que recebe o perdão recebe a condição para poder retomar, recomeçar onde tiver sido partido, dividido o que pela ingratidão tornou-se irremediavelmente quebrado, rachado, fenecido.

Eu te peço pela misericórdia de teu coração, eu te peço pelo teu amor, amor divino, humanamente impossível de ser calculado, sondado, avaliado, abismo de misericórdia, infinita bondade.

Perdoa-lhes, porque se eles forem perdoados, conseguirão também, perdoar, ao menos terão experimentado a graça de poder ter a chance de recomeçar. Perdoa-lhes, porque somente os que intensamente foram perdoados saberão o valor que tem o ato de dizer: eu te perdôo, porque também já precisei e recebi o perdão. Aquele que reconstituiu, regenerou o meu coração, aquele que me faz, agora, viver, sorrir, crer e ter a alegria de viver como antes nem conhecia, como nem percebia, tampouco sabia que essa possibilidade em alguém haveria. Eu te perdôo do fundo da minha alma. Eu te perdôo. Eu te concedo o meu perdão.

Clique aqui!