Semana de Ações da Terra promove 583 consultas médicas, atendimentos odontológicos, exames e doação de remédios
Atividades foram promovidas por funcionários e dezenas de voluntários, com apoio do ICIA, Fundação Altino Ventura e UPE-Arcoverde
12/08/2017
  • Programa da área de saúde é realizado duas vezes por ano, em Arcoverde

Com centenas de atendimentos e diversas ações educativas na área de saúde, a Fundação Terra realizou, de 31 de julho a 5 de agosto, a segunda Semana de Ações da Terra de 2017. Durante seis dias, a população beneficiada pelos projetos da instituição contou com médicos, odontólogos, nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais, capazes de oferecer, além da consulta, diagnósticos, encaminhamentos e orientação preventiva. A coordenadora de Saúde da Fundação Terra, Liege Nogueira, comemora o alcance do projeto: “O projeto atingiu seus objetivos e fizemos uma avaliação muito positiva”, destaca.

Para Liege, mais do que as 583 consultas médicas e odontológicas e os 464 procedimentos realizados por odontólogos, a Semana de Ações da Terra merece especial atenção porque não é um evento pontual, que se encerra na semana de atividades. “Além das atividades educativas, que têm um longo alcance, pois podem melhorar a vida das pessoas, nós também realizamos encaminhamentos, a fim de que alguns problemas identificados possam ser tratados a médio e longo prazo”, explica a coordenadora de Saúde. Como exemplo, ela cita o trabalho de avaliação nutricional das crianças, que identificou 27 meninos e meninas com baixo peso ou desnutrição. Todos foram encaminhados para fazer acompanhamento nutricional regular no Mens Sana.

O depoimento do cirurgião, Luiz Henrique Soares, do Instituto de Câncer Infantil do Agreste (Icia), que pelo terceiro ano consecutivo participa do evento como voluntário, reflete as mesmas ideias de Liege. Para ele, a duração da Semana de Ações da Terra se estende para além da semana do evento. “Quando os pacientes são consultados, já saem daqui com os remédios que conseguimos para doação, também são realizados exames e os casos graves são encaminhados para outros profissionais”, afirma Luiz Henrique. O médico, que levou a Arcoverde cerca de 40 profissionais ligados ao Icia, valorizou ainda o crescimento do número de voluntários: “Estou muito feliz em ver que mais pessoas estão aderindo. Fico muito satisfeito”.

Para o público atendido pelo programa, o aumento do número de profissionais da área de saúde também merece especial atenção. A paciente Maria Simone de Lima, 34 anos, que procurou atendimento cardiológico durante as Ações da Terra, ressalta a importância do evento diante da grande demanda por profissionais de algumas especialidades na cidade. “A gente só tem a agradecer por essa oportunidade, porque a falta de médicos é grande em Arcoverde”, lamentou a dona de casa.

Entre os profissionais que participaram do mutirão de saúde pela primeira vez, estava o cardiologista Edmilson Henauth, que declarou estar muito contente com o trabalho realizado. “Estou impressionado com a disposição das pessoas em ajudar o próximo”. As odontólogas irmãs Paula e Sílvia Valença, estreantes na Semana de Ações da Terra, reforçam o depoimento de Edmilson. “A gente vem pensando que vai fazer o bem ao próximo, mas o bem somos nós quem recebemos. Um diferencial da Fundação Terra é tratar as pessoas com amor”, destaca Paula.

Números da Semana de Ações da Terra

583 consultas médicas

183 consultas odontológicas

464 procedimentos odontológicos