Padre Airton Freire inicia série de palestras sobre as quatro Virtudes Cardeais
Primeira palestra acontece no Recife, no próximo dia 26 de abril. Em seguida, serão contempladas as cidades de Pesqueira, Fortaleza e Arcoverde
19/04/2017

As quatros Virtudes Cardeais estão no foco da série de palestras que Padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, vai ministrar ao longo deste ano em diversas cidades brasileiras. O roteiro começa no Recife, no dia 26 de abril, num encontro no Teatro do Shopping RioMar. Depois, segue para Pesqueira (28 de abril), Fortaleza (4 de maio) e Arcoverde (16 de maio).

Na primeira conferência deste ano, o religioso fala sobre a virtude da Fortaleza. Até o final de 2017, também serão abordadas a Temperança, a Justiça e a Prudência.

O tema faz parte do programa de formação conduzido por Padre Airton. Em 2015, foram aprofundadas as três Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Amor (ou Caridade), que dizem respeito à religação do homem com Deus. Dando continuidade a esse projeto, a reflexão volta-se então para as Virtudes Cardeais, que tratam da relação entre os homens sob uma perspectiva religiosa, ponderando sobre o nosso modo de ser e de estar na Terra.

Além de atrair pessoas interessadas no pensamento religioso, filosófico e humanístico do Padre Airton Freire, as palestras ministradas por ele têm, igualmente, forte apelo social. A renda arrecadada com a venda de ingressos é revertida para as obras sociais da Fundação Terra, com duas unidades, uma em Arcoverde (PE) outra em Maracanaú (CE).

Juntas, elas atendem cerca de mil crianças diariamente, em escolas e creches que oferecem educação, alimentação, material escolar e fardamento, além de atividades extracurriculares. A instituição ainda mantém abrigos para idosos; casas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; cursos profissionalizantes; atendimento social, doação de casas e alimentos, entre muitas outras atividades.

Virtudes Cardeais

Desde Platão, passando por Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, a humanidade sempre refletiu sobre a bondade, o que é, como podemos reconhecê-la, observá-la e praticá-la ao longo de nossa vida. A doutrina da Igreja Católica considera como “virtude” a tendência humana para fazer o bem, ordenando atos, paixões e condutas segundo a razão e a fé.

A palestra inaugural deste ano trata da Fortaleza, ou a Força, a virtude dos profetas, dos mártires e dos pobres. É pela Fortaleza, dentro da fé, que se pode vencer a apatia e o imobilismo. Para os católicos, essa é a virtude que precisa ser exercida para vencer muitos dos problemas enfrentados na contemporaneidade, como a depressão e o estresse.  As outras Virtudes Cardeais, que serão abordadas nas palestras seguintes, são: Justiça (busca do bem comum); Prudência (sabedoria e bom-senso); Temperança (autocontrole e maturidade).

Obs.: No Recife e em Fortaleza, os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro RioMar de cada cidade.