4 de maio de 2012
servos da terra

12 (2)

Formadores da Terra

Eu gostaria de te dizer que nem toda informação resulta em formação. Que o que informa também deforma. Que nem tudo o que se formata corresponde ao que faz viver; por vezes mata. O cumprimento tão somente estrito da norma não faz viver, não reeduca, não faz assumir o carisma,não expressa valores autênticos do ser. O cumprimento tão somente da norma pode formatar, informar; mas, de constante, deforma, não reforma, adapta, não traz vida por uma forma nova de se viver. Informar e formatar podem resultar em adaptar-se a um querer, que se autorize balizador de comportamento, mas não um compromisso que se revela a partir de dentro, como estamos tão carentes, tão necessitados de ter e viver.

Para se formar é preciso se ordenar a partir de dentro. Para se formar é preciso ter algo a ouvir e ter algo a partilhar. Algo a dizer e algo a se fazer por merecer uma continuidade na ordem tanto do fazer como na ordem do transmitir, para que possa, nessa condição, permanecer.

Nem toda informação conduz à formação, mas toda formação informa, até pela maneira de se viver. Eu formo pelo meu jeito de ser. Tu te transformas à medida que o teu ser se acorda, estabelece acordo que faz merecer sem prejuízos, sem rasurar, sem bloquear, mas, lapida o que de melhor trazes em teu ser.

Ser formado significa dar forma ao encanto primeiro e oferecê-lo a muitos, colocando-se se possível, na condição de derradeiro; pois, vale o amor primeiro em todos os tempos e momentos conjugados, alinhados em um sentimento de tornar possível um projeto querido e longamente sonhado.

O que formata precisa formar; pois se tão somente der forma, essa forma poderá matar. Mas, o que constitui o encanto, motivo maior que nos faz buscar outra vez encontrar, resulta num bem  preciso de fazer  crescer o que já está vivo e dá frutos que possam perpetuar.

Quando acontece o encanto a partir de um encontro, outros encontros haverão a partir dali acontecer; e se forem ordenados, por esses momentos fundantes uma transmissão ali estará sendo inaugurada.

Trabalha para seres formado a partir de dentro,  intrinsicamente; pois extrinsicamente, o fruto haverá de se mostrar e, no  tempo propício, maduro vindo a estar, o resultado terá valido a pena, malgrado toda podagem, toda aragem, estiagem, esperas pelas quais tiveres que passar.

Pe. Airton Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Multimídia Terra

Instagram @padre_airton
[jr_instagram id="2"]
Visitas
Muitas das imagens do nosso site vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Portal da Fundação Terra, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção, favor enviar um email que prontamente a retiraremos do ar. Obrigada. Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to us. Thank you.