Projeto da Fundação Terra contribui para dignidade de crianças e adolescentes

A Fundação Terra promove o projeto Cultura e Arte Por Toda Parte, financiado pela Lei de Incentivo Fical do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC nº 160038) com cotas de patrocínio, no ano de 2020, da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e das Centrais Elétricas de Pernambuco S.A.(EPESA). A iniciativa tem o objetivo de contribuir para dignidade e a cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social do Sertão de Pernambuco, através da arte e cultura com foco no fortalecimento dos grupos culturais como um espaço de convivência, aprendizado e desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas.

As ações prevista para este ano estão voltadas para a escola de música Sons da Terra, que atende um público de 50 participantes, oferecendo aulas de vários gêneros musicais que vai do clássico ao popular, com aprendizagem de instrumentos de cordas, sopro, teclados e percussão. O projeto visa oferecer oportunidades formativas inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal e social para que os participantes possam construir um novo caminho rumo ao exercício pleno da cidadania, através de formação musical erudita.

Além disso, a iniciativa possui a estratégia de oferecer uma possibilidade de combater e mitigar os efeitos excludentes da pobreza, gerada pelo baixo crescimento econômico das últimas duas décadas, combinado com os baixos índices de escolaridade, altos índices de evasão e insuficiente cobertura da rede de proteção social e socioassistencial do município de Arcoverde, onde a sede da Fundação Terra está localizada.

E, assim, contribuir para facilitar a todos os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; apoiar, valorizar e difundir a música clássica e seus respectivos criadores.

A Fundação Terra há mais de 10 anos vem promovendo atividades artísticas e culturais, de caráter formativo e educacional, proporcionando ao longo desses anos que cerca de 1.500 crianças, adolescentes e jovens valorizem as manifestações culturais locais, através das diferentes linguagens artísticas, técnicas, materiais e recursos. A iniciativa oferece nova perspectiva de vida, pautada no cuidado e proteção para superação da situação de risco pessoal e social vivenciada por esses meninos e meninas pobres, da periferia e área rural do município de Arcoverde.