ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Fundação Terra

Áreas de Atuação

Educação

A educação de crianças, jovens e adultos é uma das áreas de atuação da Fundação Terra. Atualmente, duas escolas e três creches são mantidas pela instituição, proporcionando às crianças apoio emocional, intelectual, espiritual e social, tendo como diferencial Psicomotricidade Relacional. Estas crianças vão à escola de segunda-feira à sexta-feira, em horário integral, e recebem cinco refeições diárias. Além da escolarização formal, a comunidade tem acesso à atividades complementares, tais como música, artes cênicas, dança, esportes e artes marciais. Até 2018, eis os números da Fundação Terra.
968 crianças, de 4 meses a 11 anos de idade, assistidas em duas escolas e três creches, localizadas na cidade de Arcoverde (PE), no distrito de Umburanas (PE), e em Maracanaú (CE).
491 crianças e adolescentes beneficiados nos projetos de educação complementar em Arcoverde (PE) e Maracanaú (CE): aulas de música, artes marciais, samba de coco, maracatu, oficinas de percussão, artes cênicas.
1.352 leitores ativos da biblioteca comunitária Notre Dame, em Arcoverde (PE).

Saúde

A Fundação Terra desenvolve ações de prevenção, reabilitação e proteção à saúde humana. Em funcionamento desde 2012, o Mens Sana é o primeiro centro de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual de Pernambuco credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Mens Sana atende, gratuitamente, pacientes que sejam moradores da região que abrange 35 municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) de Pernambuco. O centro oferece tratamento em fonoaudiologia, fisioterapia de solo e aquática, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, enfermagem, reabilitação visual e auditiva, além de acompanhamento médico especializado (ortopedista, neurologista e neuropediatra) e serviço social. Quando necessário, os pacientes também recebem, gratuitamente, órteses e próteses. Ainda no Mens Sana, outro importante serviço prestado à população é o tratamento de bebês nascidos com microcefalia decorrente da síndrome congênita contraída pelo zika vírus.
73.618 pacientes atendidos anualmente no Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva, Visual e Intelectual, em Arcoverde (PE).

Social

Na zona rural de Arcoverde, três casas oferecem apoio à crianças e adolescentes que, em razão de uma situação de vulnerabilidade social e familiar, são acolhidas de segunda-feira à sexta-feira. Tais crianças e adolescentes retornam ao convívio familiar nos finais de semana, feriados e férias escolares.
               No abrigo Domus Christi, em Arcoverde, atenção especial é destinada à pessoa idosa através de acompanhamento 24 horas, atendimento médico, higienização, fisioterapia, medicação, convívio social e participação em atividades recreativas.
               No Recife, no bairro Boa Vista, o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), proporciona cuidados, afeto e esperança aos moradores de rua. Diariamente, 150 pessoas são atendidas por dia nessa casa de abrigo, recebendo alimentação, roupas, calçados e itens de higiene pessoal. Um trabalho de evangelização e alfabetização destinado a jovens e adultos também é desenvolvido no C Amor. Ainda em Recife, a Fundação Terra mantém, gratuitamente, a Casa da Fraternidade que é uma residência para estudantes universitários oriundos de Arcoverde e Sertânia. Nessa residência, moradia e alimentação são oferecidas a esses jovens.
51 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residindo nas Casas da Esperança, situadas no distrito de Umburanas, na zona rural do município de Arcoverde (PE).
33 idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanênciapara para Idosos (ILPIs), em Arcoverde (PE).
243 jovens e adolescentes atendidos por ano em cursos profissionalizantes, em Arcoverde (PE) e Maracanaú (CE).
1.800 famílias atendidas anualmente em ações sociais, em Arcoverde (PE) e Maracanaú (CE).
150 pessoas em situação de rua atendidas diariamente no C Amor, no Recife (PE).
8 jovens universitários apoiados com moradia e alimentação na Casa da Fraternidade, em Recife (PE).
25 mulheres participando do Troca de Conhecimento, grupo que incentiva o protagonismo feminino comunitário, em Arcoverde (PE).