​VISITA DA SES-PE

Os coordenadores de Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde Bucal do Estado de Pernambuco, Arabela Veloso e Paulo César Oliveira Santos, respectivamente, visitaram o CER-IV Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual  - Mens Sana/Fundação Terra para conhecerem o Centro de Odontologia Terra, onde está funcionando o serviço de extensão de odontologia da UPE-Campus Arcoverde, com atendimentos à pessoas com deficiência advindas dos 35 municípios do sertão de Pernambuco que compõe a III Macrorregião de Saúde. A visita do coordenador de saúde bucal, articulada por Arabela Veloso, tem o propósito de desenvolver parcerias entre a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o CER-IV Mens Sana e o curso de Odontologia UPE-Arcoverde. “Pensar na reabilitação do paciente com deficiência e não considerar a importância da condição de saúde bucal como um fator de inclusão social é negligenciar estudos que comprovam os elevados índices de doenças bucais nessa população, decorrentes, dentre outros fatores, da dificuldade na oferta de serviços estruturados para atender as suas demandas”, disse Paulo César Oliveira Santos.

A coordenadora de Saúde da Fundação Terra, Liege Nogueira, ressalta a importância do odontólogo na composição da equipe multiprofissional do Mens Sana, pontuando as dificuldades de acesso das pessoas com deficiência ao cuidado com a saúde bucal e ao tratamento de doenças que, a depender da deficiência, das peculiaridades bucais que a deficiência apresenta, podem comprometer a saúde geral.