​SerTão Artista e Cultural: dois meses de trabalho em prol da cultura e cidadania

Promovido pela Fundação Terra, com patrocínio da Funarte/Ministério da Cidadania, o projeto SerTão Artista e Cultural vem há dois meses propiciando aulas de seis linguagens artísticas para crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes na área urbana e rural de Arcoverde (PE).

O projeto visa fomentar a cultura popular com aulas, que ocorrem pela manhã e tarde, na sede da instituição, atendendo os participantes no contraturno da educação formal. O objetivo é fortalecer o vínculo escolar.

Boi Diamante encanta moradores do bairro de São Cristóvão, em Arcoverde

Os participantes podem escolher entre brincadeira de Boi, Teatro de Bonecos, Dança, Maracatu, Samba de Coco e Literatura de Cordel, com aulas facilitadas por um oficineiro(a) e um(a) monitor(a). O prédio onde está localizada a Biblioteca Notre Dame, na mesma rua onde fica situada a sede, é onde acontece a maioria das aulas e atividades do projeto.

Dentro do calendário de atividades, os participantes vêm tendo contato com artistas, grupos culturais e personalidades da cidade, ultrapassando o ambiente da sala de aula. Uma dessas personalidades foi Mane de Biata, uma personalidade cultural que trabalha com recicláveis na cidade de Arcoverde. Houve também visitas à Estação da Cultura, Ponto de Cultura e espaço de resistência artística há 17 anos.

Outra atividade importante que vem sendo desenvolvida é Oficina de Cidadania, planejada e executada pela equipe técnica do projeto. Nela, os participantes vêm tomando contato com temas acerca das implicações do ser cidadão, dos direitos das crianças e adolescentes e outras propostas de eixos de discussão política e social.

Houve ainda um momento em que toda a comunidade do São Cristóvão foi presenteada com a apresentação do Boi Diamante, brinquedo popular premiado em vários concursos da categoria em Pernambuco. O Boi Diamante, idealizado e coordenado por Wilton Freire, também oficineiro da brincadeira de Boi no projeto SerTão Artista e Cultural, realizou um cortejo pelas ruas do bairro onde está localizada a sede da Fundação Terra, encantando os participantes e moradores da comunidade.