​Roda de Conversa sobre o enfrentamento à violência sexual é realizada pela Fundação Terra Maracanaú

Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Por ocasião desse dia, a Fundação Terra Maracanaú promoveu ações que fizeram reflexão ao tema e que foram divididas em 3 etapas. Dessa forma, na última sexta-feira (21/05), chegando ao final das ações de combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolecentes, enquanto  as crianças exerciam o direito de brincar, explícitos tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), artigos 4º e 16, pais e responsáveis participaram da “Roda de Conversa: Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia”. A ação foi facilitada pela coordenadora pedagógica Diana Rocha e pelo assistente social Gleidson Morais que dialogaram sobre o tema, as formas de prevenção e medidas de enfrentamento.

O objetivo do Ciclo de Atividades é mobilizar, sensibilizar e informar os colaboradores e as famílias atendidas pela Fundação Terra Maracanaú em prol da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, as crianças, desfrutaram de um espaço lúdico de incentivo à leitura e ao brincar.

Por ser um encontro presencial, medidas preventivas foram adotadas e as atividades seguiram os protocolos de segurança contra a Covid-19. Desde a obrigatoriedade do uso de máscaras até a limitação de 15 participantes, além da medição de temperatura, disponibilização do álcool em gel, tapetes higienizantes e manutenção do distanciamento social.