​Participantes do SerTão Artista e Cultural visitam exposição no Sesc Arcoverde

Por Jéssika Bertani

Na manhã e tarde da terça-feira (05/11), 22 participantes do Projeto SerTão Artista e Cultural, sendo 14 pela manhã e 8 à tarde, tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Mão Molenga - Cenas de Uma História”, em cartaz no Sesc Arcoverde. Todos são participantes da oficina de Teatro de Bonecos e puderam conhecer personagens históricos construídos para a série “Brasil - 500 anos”, que contou com quatro temporadas na TV Escola.

Os bonecos mamulengos são uma criação do grupo pernambucano Mão Molenga, que já existe há 30 anos, representando as figuras e nomes que participaram da formação do Brasil: indígenas, africanos e europeus. No total, o grupo possui cerca de 800 bonecos criados. Ney Mendes, oficineiro de Teatro de Bonecos, explicou aos participantes que “nosso trabalho é dar vida a isso (aos bonecos)”.

A turma da manhã assistiu um capítulo da série que falava sobre Getúlio Vargas, presidente do Brasil de 1930 a 1945. Em seguida, os participantes puderam desenhar o boneco da exposição que mais chamou a atenção deles. Tarefa difícil para Emily Gabriele, pois segundo ela, todos os personagens foram interessantes. Ney explicou o motivo da tarefa: “Vamos desenhar, levar e guardar. Quem sabe a gente consegue reproduzí-los lá nas nossas oficinas?”.

A segunda parte da visita foi igualmente especial. Ambas as turmas foram conduzidas por Jéssica Mendes, professora de Teatro no Sesc, através das dependências da unidade, onde ela contou a história da personalidades que dão nome ao teatro do Sesc: Geraldo Barros, personagem importante para o teatro da cidade de Arcoverde. Eles puderam conhecer um teatro por dentro, como a cabine de som e luz e a função de técnico, além da sensação de estar no palco e na plateia e até mesmo de sair de trás da cortina. Jéssica explicou que “no teatro a gente pode ser tudo: homem, mulher, cachorro, ser vento, ser nada. O importante é se divertir e estar junto com o outro”.

Em seguida, puderam conhecer a sala onde são realizadas aulas de dança. E, após o lanche, os participantes assistiram o teatro de lambe-lambe “Tempo de Flor”, do grupo Pé-de Vento. O grupo, que existe há três anos em Arcoverde, mostrou aos participantes o espetáculo de Lambe-Lambe que dura, em média, dois ou três minutos. O lambelambeiro, artista que conduz o espetáculo manipulando os bonecos em miniaturas, se apresenta repetidas vezes, fazendo espetáculos individuais, ou seja, atendendo um espectador por vez. Cada um vive individualmente o seu próprio espetáculo, se divertindo e se emocionando, olhando dentro da caixa para viver, por alguns minutos, uma história inteira acontecendo na menor das salas de espetáculos.

Para a maioria dos participantes, essa foi a primeira vez em um teatro e no Sesc. Apenas dois deles já tinham tido a oportunidade de visitar o espaço, que foi por meio de outro projeto da Fundação Terra, o Toque na Lata. Mas todos eles já esperam ansiosamente a próxima visita.