Fundação Terra Maracanaú faz a diferença na vida de quem mais precisa
Em comemoração ao aniversário de 35 anos, a instituição de Padre Airton Freire oferece educação e assistência social no bairro Alto Alegre II

Desde sua criação, em 1984, a Fundação Terra tem consolidado um importante legado na promoção dos direitos humanos. A poucos dias de completar 35 anos de atuação, no próximo domingo (8), a instituição filantrópica de Padre Airton Freire acredita que promover educação de qualidade e atividades extracurriculares é um passo fundamental para romper a cultura da violência, a exploração sexual e o aliciamento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Diante desse desafio, a organização mantém diariamente uma creche e diversas ações culturais, esportivas e de cidadania na unidade Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II. Até 2018, a unidade oferecia serviços na sua Creche para 125 bebês e crianças em horário integral, promovendo ações que desenvolvem suas aptidões afetivas, interativas e cognitivas, além de realizar desafios corporais, exploração dos ambientes, identidade, autonomia e linguagens. Por dia, a Fundação Terra serve 500 refeições gratuitamente para as crianças.

Ouvindo os anseios da comunidade local, a instituição de Padre Airton Freire, em 2018, ampliou suas atividades para jovens e adolescentes, ofertando atividades esportivas, artísticas e culturais. Essa inciativa visa desenvolver ações protetivas aos riscos das ruas, como o aliciamento para o tráfico, abuso sexual e violência. Atualmente, a instituição atende 274 jovens e adolescentes nos projetos de jiu-jitsu, capoeira, música, danças populares, teatro, coral e xadrez, além de atender grupo de mulheres grávidas e puérperas. A organização também oferece 1.480 lanches por mês aos participantes. "Investir no social é investir na segurança pessoal", complementa Padre Airton Freire, criador e presidente.

Com a ampliação das atividades para atendimento aos jovens e adolescentes , a instituição teve um aumento de 10% nos custos das despesas mensais. Por isso, em setembro, durante o mês de aniversário de 35 anos da Fundação Terra, será realizada uma campanha simultânea, tanto no Ceará quanto em Pernambuco, nas TVs, rádios e mídias digitais, com o objetivo de sensibilizar as pessoas a doarem e abraçarem a causa por meio dos seguintes telefones: (0500 678 9005 para doar R$ 5,00), (0500 678 9010 para doar R$ 10,00) ou (0500 678 9015 para doar R$ 15,00). Para doar outros valores, é possível ligar mais vezes ou acessar a nossa página especial.

Nesses 35 anos de existência, a Fundação Terra tem alinhado suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda da ONU que conta com a participação de 193 países, incluindo o Brasil. Dos 17 objetivos a serem alcançados até 2030, a instituição promove dez, entre eles o ODS 4 (educação de qualidade) e o ODS 1 (erradicação da pobreza). “Na base de toda formação, está a educação. Uma comunidade que seja extremamente carente só tem expectativa e esperança de futuro se for priorizada a educação consequentemente. Antes mesmo de os ODS terem sido instituídos, a Fundação Terra já realizava atividades que com aqueles estavam conectados.”, afirma o Padre Airton Freire.

Nas escolas e nas atividades complementares, não há apenas a ampliação da jornada escolar. “Uma educação integral e integralizada, ou seja, unindo conhecimento ao acompanhamento das famílias é indispensável para o sucesso de qualquer projeto político-educacional. Pontua padre Airton Freire.

Além da unidade Maracanaú, a Fundação Terra promove educação integral para crianças da área rural de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Com essa nova metodologia possibilita que pequenos sertanejos tenham uma educação de qualidade com música clássica, xadrez, esportes e artes. São oferecidas mais de 900 refeições por dia. Na área urbana do município, crianças e adolescentes em vulnerabilidade social são envolvidos com atividades complementares também com o objetivo que terem um futuro mais promissor que os seus pais tiveram.

Serviço: Campanha de 35 anos da Fundação Terra

Telefones:
0500 678 9005 para doar R$ 5,00
0500 678 9010 para doar R$ 10,00
0500 678 9015 para doar R$ 15,00

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 125 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.