Fundação Terra comemora 36 anos levando esperança aos mais vulneráveis

A Fundação Terra comemora, nesta terça-feira (8), o aniversário de 36 anos. São mais de três décadas promovendo a inclusão social e a cidadania por meio do acesso à educação básica, à saúde, e à segurança alimentar das famílias mais vulneráveis em regiões periféricas de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Mais tarde, com a expansão das ações, no Recife (PE), em Maracanaú e em Juazeiro do Norte, ambas cidades no Ceará. Este ano, devido à crise sanitária imposta pela pandemia da Covid-19, não haverá festividade presencial junto às comunidades atendidas - como acontece tradicionalmente todos os anos –, mas haverá uma programação online para celebrar as conquistas e os desafios enfrentados diariamente.

No dia 8, as comemorações iniciam a partir das 6h com entrevista de Padre Airton no Bom Dia PE (Rede Globo). Às 9h, acontece a inauguração da Quadra Poliesportiva Gymnasium Dom José Luiz Salles, na Área Rural de Arcoverde, com uma partida de futebol. Ao meio-dia, o Padre Airton almoça com a população de rua no C Amor (Centro de Apoio aos Moradores de Rua) de Arcoverde. Às 15h, acontece o Terço da Misericórdia e, na sequência, uma missa de Ação de Graças presidida por Padre Airton transmitida pelo YouTube. Na sequência, às 17h30, ocorre uma live do cantor cearense, Fábio Carneirinho, direto do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, onde há uma unidade da instituição em construção. As comemorações encerram com uma grande live no dia 12, às 15h, com a participação de Elba Ramalho, Waldonys, Marcos Lessa, Paulo Benevides, Luis Marcelo e Gabriel, Ticiana de Paula, além da apresentação de Marília Fiuza.

Padre Airton relembra um pouco dessa trajetória de 36 anos. “Quando eu olho para os 36 anos da Fundação Terra, eu me dou conta da misericórdia que Deus teve para comigo e para o seu povo. Eu agradeço ao Senhor ao longo desses 36 anos, especialmente neste tempo de setembro, com o amor que Ele está ao nosso lado e nos tem acompanhado”, frisa o padre.

Por ano, a instituição de Padre Airton Freire realiza mais de 70 mil atendimentos a pessoas em diversas ações nas áreas da Educação, Saúde e Promoção Social, no estadode Pernambuco, nas cidades de Arcoverde, Buíque, Sertânia e Recife, e também no estado do Ceará, em Maracanaú e Juazeiro do Norte.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 8

6h - Entrevista de Padre Airton no Bom Dia PE (TV Globo)

9h - Inauguração da Quadra Poliesportiva Gymnasium Dom José Salles (sítio Malhada, Arcoverde) com uma partida de futebol entre os funcionários da Fundação Terra

12h - Padre Airton almoça com a população de rua no C Amor de Arcoverde

15h - Terço da Misericórdia e, logo depois, uma missa de Ação de Graças presidida por Padre Airton por meio do YouTube.

17h30 - Live do cantor cearense, Fábio Carneirinho, direto dos pés do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE)

Dia 12
15h - Live com a participação de Elba Ramalho, Waldonys, Marcos Lessa, Paulo Benevides, Luis Marcelo e Gabriel, Ticiana de Paula, além da apresentação de Marília Fiuza.

Clique no link e inscreva-se no canal do YouTube para receber as notificações

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo Padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 135 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.