ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Voltar

Notícias

Projeto Sertão Artista e Cultural participa da III Semana Luis Eloy de Andrade
Os participantes da Oficina de Maracatu foram prestigiar algumas das atividades realizadas na terça-feira, 19, no Ponto de Cultura no Cecora



A lei federal brasileira 12.519 de 2011 institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. Diversas atividades são realizadas na semana da data, como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas, colocando nacionalmente em pauta a temática. Em Arcoverde, a principal atividade é a Marcha Zumbi dos Palmares, que acontece há 10 anos próximo à data. Este ano, a marcha acontecerá, nesta sexta-feira (22/11), com concentração a partir das 15 horas na Estação da Cultura.

Além da Marcha, são realizadas atividades de formação planejadas dentro da Semana Luis Eloy de Andrade, em homenagem ao importante militante do movimento negro na cidade de Arcoverde, falecido em 2015. Debates em escolas e praças, apresentações fortalecendo a cultura afro e outros eventos formativos fazem parte da agenda do evento.

Na terça-feira, dia 19, os participantes da Oficina de Maracatu foram prestigiar algumas das atividades realizadas no Ponto de Cultura no Centro Comercial de Arcoverde (Cecora). A primeira parte foi uma introdução com Irailda Leandro, militante do movimento negro e feminista de Arcoverde, que introduziu os temas que estavam sendo trabalhados naquela semana e a importância da luta anti-racista.

Em seguida, eles visitaram a exposição Abayomi- Encontro Precioso, realizada por Givaldo Silva, pedagogo e coordenador do Projeto SerTão Artista e Cultura, promovendo a oficina de confecção de bonecas abayomi, que gerou a exposição.

Logo após, As Dandaras, grupo de dança denunciativa da Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Rios preparou uma apresentação abordando a temática da violência contra a mulher e o feminicídio. O grupo surgiu a partir de discussões, palestras e seminários acerca da temática trabalhada com a professora Débora Batista. Em 2019, “África” foi o tema escolhido para os jogos interclasse na escola, quando o grupo se apresentou pela primeira vez.  A professora de educação física, Edna Carla, também trabalhou o tema da Consciência Negra com suas turmas. A aluna Alice fez uma pequena demonstração de Ginástica Afro, encantando a quem assistia.

Por último, adolescentes e jovens negros e negras de Arcoverde realizaram o Desfile do Orgulho Afro, com vestes, maquiagens e pinturas corporais oriundos da cultura negra.