Projeto promove encontro para falar sobre a importância do Conselho Tutelar
Durante roda de conversa, mães e pais dos participantes do Projeto SerTão Artista e Cultural foram apresentados sobre os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes

A equipe pedagógica do Projeto SerTão Artista e Cultural se reuniu, nesta segunda-feira (11), com familiares dos participantes para falar sobre a importância da atuação do Conselho Tutelar e o papel desempenhado pelos conselheiros. O encontro também contou com a participação de Claudio Gomes da Silva e Yara Amaral, do Conselho Tutelar de Arcoverde, na Biblioteca Notre Dame, na sede da Fundação Terra, em Arcoverde.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Yara explicou às mães e aos pai que esses direitos podem ser violados pelo Estado, pela sociedade, pelos pais e até em razão de sua própria conduta, quando o adolescente não quer estudar, por exemplo, pois ele tem o direito de estudar. E, dessa maneira, viola seu próprio direito.

Durante a conversa, foi também elucidado sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e os direitos previstos. A reunião foi conduzida no sentido da necessidade de colaboração dos pais e das mães na formação cidadã, através dos estímulos à educação e à cultura, da orientação e do afeto entre os familiares.

Ao final do encontro, o coordenador pedagógico, Givaldo Silva, apresentou os próximos eventos culturais da cidade, convidados os familiares a se envolverem e ampliarem o aprendizado. “A criança não aprende só na escola, ela aprende no mundo e em lugares que proporcionam conhecimento. Ver arte ensina muito”, completou Givaldo.