Padre Airton visitará comunidades para partilha de pães e peixes na Páscoa
Celebração da Semana Santa acontece, dia 8 de abril, em Arcoverde, Sertânia, Buíque e Pedra. A partilha, este ano, sofrerá modificação devido à pandemia da Covid-19

O Padre Airton promoverá, no dia 8 de abril, a tradicional partilha de Pães e Peixes, conforme fez Jesus na Semana Santa. O evento será realizado para mais de 2.500 pessoas, distribuindo 3.000 pães e cinco toneladas de peixes para comunidades carentes do Agreste e Sertão de Pernambuco. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que força o isolamento social mundialmente, a distribuição terá um formato especial, seguindo as recomendações preventivas e restritivas das autoridades sanitárias para evitar aglomerações e, assim, prevenir e conter a disseminação do vírus.

O sacerdote visitará as comunidades carentes, de casa em casa, celebrando simbolicamente a passagem bíblica da multiplicação dos pães e peixes. “Eu passarei pelas ruas mais pobres de Arcoverde e direi com um fone portátil: Aqui é o Padre Airton. Por favor, não saiam de casa. Vou passar com a comida da Semana Santa e deixar em frente de sua casa. Só depois é que vocês poderão abrir a porta, apanhar a comida, entrar e continuar dentro de casa. Não entregarei a ninguém pessoalmente. Deixarei na porta de sua casa para você pegar depois que eu passar”, explica Padre Airton Freire, presidente instituidor da Fundação Terra, sobre a adaptação da partilha para este ano.

Padre Airton lembra o primeiro encontro que deu início à celebração em 1984. “Na Quaresma, uma quarta-feira da Semana Santa, me deram uma latinha de sardinha e um pedaço de pão. Minha casa ficava sempre cheia de pessoas. Quando recebi, as pessoas olhavam para a latinha de sardinha e o pedaço de pão. E não tive se não o que fazer: compartilhar com elas. E daí nasceu, até o dia de hoje, a partilha dos Pães e Peixes, como Jesus fez à beira do Lago de Genesaré, no Mar da Galileia”, recorda.

A partilha de Pães e Peixes será realizada pelo Padre Airton, no dia 8 de abril, às 9h da manhã, em Arcoverde. Em outros municípios, os servos que compõem o Instituto dos Servos de Deus (ISD) farão a partilha em Sertânia, no Sertão do Estado, e em Pedra e Buíque, no Agreste. A celebração tem a missão de fortalecer os laços de afeto e da espiritualidade que unem a instituição e a comunidade atendida.

Para ajudar, as pessoas podem depositar qualquer quantia na conta seguinte bancária:

Airton Freire de Lima
CPF: 138.440.404 -04
Banco do Brasil
Ag. 0068-x
C/C: 6542-0

Associação dos Servos de Deus
CNPJ: 0473.8865.0001/00
Banco do Brasil
C/C: 10.346-2
Agência: 0068-x

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, centro especializado em reabilitação, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. Lá, funciona a creche Pleno Viver e o Centro Esportivo e Cultural Renatus. No estado, uma outra unidade será construída, em Juazeiro do Norte, no Cariri, onde haverá atividades educativas e sociais com crianças e adolescentes.