Fundação Terra promove mutirão de saúde, educação e cidadania em Maracanaú
Semana de Ações da Terra será realizada, de 16/09 a 20/09, na sede da instituição. Iniciativa levará orientações e esclarecimentos à comunidade do Alto Alegre II

A Fundação Terra promove um mutirão nas áreas da saúde, educação e cidadania para os moradores da comunidade do bairro Alto Alegre II, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A primeira edição da Semana de Ações da Terra levará orientações e esclarecimentos para a população, de segunda (16) a quinta-feira (19), a partir das 8h, na sede da instituição. Na sexta (20), haverá o encerramento com a comemoração do aniversário de 35 anos da organização de Padre Airton Freire. Os atendimentos são totalmente gratuitos.

A programação começa na segunda, às 8h, com um café da manhã para os pais e responsáveis das crianças atendidas na Creche Pleno Viver, projeto que acolhe diariamente 125 pequenos. À tarde, por volta das 14h, no Centro de Formação Renatus, será realizado o encontro de artesãos da comunidade do Alto Alegre II.

A programação segue durante toda a semana com mesa redonda, roda de conversa, Campeonato Interno de Jiu-Jítsu, Campeonato Interno de Xadrez, palestras e atendimentos jurídico e odontológico. O mutirão encerra, na quinta, com a apresentação do Espetáculo Romeu e Julieta, grupo formado por adolescentes da Cia. Teatral Cenas do Alto, projeto mantido pela organização.

A Semana de Ações da Terra também vai contar com vários parceiros e voluntários. “Nossa proposta é levar mais serviços para a comunidade, àquela desassistida, que precisa de esclarecimentos e orientações. Esse mutirão vai potencializar o que a comunidade tem de bom, uma vez que vamos reunir também os talentos descobertos na instituição”, explica Gleidson Morais, assistente de desenvolvimento familiar e comunitário da Fundação Terra Maracanaú.

Na sexta-feira (20), a unidade irá comemorar o aniversário de 35 anos de atuação com a comunidade, inclusive com a participação de Padre Airton Freire, presidente instituidor da Fundação Terra. O evento será a culminância de todas as atividades realizadas durante a semana com a população do Alto Alegre II. A programação de sexta será realizada das 9h às 11h30 e inicia com a celebração da Santa Missa, seguida de apresentações das crianças e dos adolescentes atendidos nos projetos, concluindo com o corte do bolo de três metros e meio.

A Fundação Terra é reconhecida pelo forte trabalho social que desenvolve em Maracanaú. A unidade mantém uma creche para 125 crianças, além de oferecer gratuitamente projetos às famílias cadastradas no bairro. Também há grupos de capoeira, jiu-jitsu, coral, teatro, xadrez, entre outros.

Sobre a Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista. No Ceará, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Serviço:

Semana de Ações da Terra - Maracanaú
Quando: segunda (16/09) a sexta-feira (20/09)
Onde: Rua Jairo Freire de Lima, Alto Alegre II, Maracanaú