Encontro promove troca de experiências no tratamento da síndrome congênita do zika vírus
Profissionais de 22 cidades pernambucanas se reúnem para trocar informações sobre a saúde de crianças acometidas pela síndrome
30/01/2018

O Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana sedia o I Encontro da Rede de Atenção à Saúde da Criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus da III Microrregião de Saúde de Pernambuco, na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro. O principal objetivo do evento, idealizado e promovido pela instituição, é proporcionar a troca de informações e experiências sobre a síndrome entre a Rede de Atenção Primária e a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. Profissionais de 22 cidades pernambucanas vão participar da programação, que faz parte da Semana de Ações da Terra, um mutirão de consultas e exames realizado duas vezes ao ano pela Fundação Terra.

Formada por serviços como a Unidade Básica de Saúde e o Núcleo de Atenção à Saúde da Família, a Rede de Atenção Primária é responsável pelos primeiros atendimentos do paciente, acompanhando seu desenvolvimento. A Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência oferece o tratamento voltado mais especialmente para os aspectos neuropsicomotores das crianças acometidas pela síndrome. “Essas redes são complementares. Por isso a troca de experiências vai nos permitir compreender melhor as peculiaridades da síndrome”, explica Liege Nogueira, coordenadora da Fundação Terra, instituição responsável pela gestão do Mens Sana.

Segundo Liege, criar, alimentar e reforçar canais de diálogo entre as duas redes é uma medida importante para o tratamento do paciente, possibilitando acesso às informações relacionadas a especificidades da síndrome. “Promover os fortalecimento dessa rede também vai nos permitir aumentar o nosso conhecimento sobre essas crianças”, destaca a coordenadora.

Além de toda a equipe interdisciplinar do Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana, também participam dessa proposta de integração a coordenadora Estadual do Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com Microcefalia, Laura Patriota, e a coordenadora Estadual  de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Arabela Veloso. Profissionais de 21 municípios da 3ª Microrregional de Saúde (Sertão Central, Moxotó e Pajeú) completam a lista de convidados para o evento.

ATENÇÃO INTEGRAL

Por ser uma situação muito recente na medicina, pode-se dizer que a síndrome congênita do zika vírus está sendo mapeada. O que se sabe com segurança, até agora, é que a intervenção precoce, de forma intensiva na primeira infância, garante resultados positivos no desenvolvimento infantil. Entretanto, o acompanhamento do paciente deve se estender por muitos anos.

O Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana, da Fundação Terra, oferece tratamento nas quatro reabilitações – motora, intelectual, auditiva e visual –, com uma equipe que inclui terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, pediatras, neuropediatra, enfermeiros, otorrino, oftalmologista e ortopedista. Dentro da perspectiva da reabilitação, a criança  conta com uma atenção integral, capaz de atuar de maneira conjunta em benefício da ampliação de sua autonomia.

Por sua atuação pioneira, o Mens Sana é um centro de referência no tratamento da síndrome congênita do zika vírus, sendo reconhecido com a premiação do trabalho “Dos Sintomas e Sinais”, no II Simpósio de Pediatria do Agreste Meridional. O estudo foi conduzido pela pediatra Cristiane Marcela; as terapeutas ocupacionais Yane Sarmento Pacheco, Erivânia Fragoso e Cristiane Damásio; a psicóloga Socorro Rejane; os fonoaudiólogos Janino Torres e Cybele Cássia, e a fisiotetapeuta Juliana Alencar. O estímulo à pesquisa e ao registro de descobertas a respeito dos sintomas relacionados ao quadro dessas crianças tem sido outro diferencial da instituição.

Informações
I Encontro da Rede de Atenção à Saúde da Criança com a Síndrome  Congênita do Zika Vírus.
2 de Fevereiro, das 8h às 13h
Rua Ubirajara Ribeiro Mindêlo Filho, 77, São Miguel, Arcoverde - PE