1 de setembro de 2017
servos da terra

A Pa(lavra) de outubro de 2017: Deixaram tudo e o seguiram.” (Lc 5, 11)

“A situação que mais frequentemente ou mais intensamente tens experimentado é que tu te apresentas, ao longo de tua vida, como um ser de falta. Alguma coisa te falta e, por isso, demandas, buscando o preenchimento, a realização do que se apresenta como uma inquietação, uma insuficiência neste ou naquele momento.

A experiência mais intensa que tens feito ao longo da tua vida é amar ou não amar, independentemente de erros, acertos ou defeitos.
Existe alguma coisa que te mobiliza a querer, e para isto nem sempre encontras explicações nesta ou naquela forma de ser e proceder. Tu, por vezes, sentes-te impulsionado a fazer ou a querer o que, interiormente, não desejas.

Existem coisas que, há muito, já deverias ter deixado, mas a elas te apegas para que de ti não fujam nem saiam de teus cuidados. Tu te percebes, por vezes, como um ser dividido, como se um hiato houvesse entre o teu querer e a tua vontade.
Existem coisas que estão em ti presentes, mais fortemente, do que a tua própria vontade, de sorte que não te sentes total e interiormente livre para pôr em prática um projeto em que acreditas e que tens, há muito tempo, planejado. Essa insuficiência gera em ti, por vezes, um estado de insatisfação que transborda para alguns aspectos de tua vida, fazendo com que não te sintas à vontade nem te percebas por inteiro quando tens que enfrentar determinadas situações.

A experiência mais intensa da qual participas é a de que és um ser de falta. Alguma coisa em ti busca o sentido de ser, e outras coisas te acontecem para além do que tens almejado ou para ti mesmo programado, contrariando tua mais íntima vontade.
Por seres faltante, tu és demandante, em busca de preenchimento desta falta. Teu intento se dirige para algo que possa obturar esse hiato, esse espaço de ausência, e, quando não consegues, buscas outros preenchimentos nem sempre compatíveis com tua própria vontade.

A experiência mais intensa da qual participas é que tu és um ser de falta e que precisas te administrar, pois, se não administrares a ti, primeiramente, como haverás de administrar o que exteriormente a ti está? Grava bem o que te digo: se não administrares a ti mesmo, enquanto ser de falta, não saberás lidar quando o inesperado vier te visitar. Guarda: o inesperado é a variável possível do planejado. O inesperado tem, ao menos, dois lados, e com um e outro, em tua vida, tu precisas saber lidar.

Enquanto seres de falta, todas as pessoas precisam, primeiramente, consigo mesmas saberem lidar. Do contrário, vão se deparar com perdas à vista, sem saber aonde tudo isto vai levar.”
(Pe. Airton)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Multimídia Terra

Instagram @padre_airton
[jr_instagram id="2"]
Visitas
Muitas das imagens do nosso site vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Portal da Fundação Terra, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção, favor enviar um email que prontamente a retiraremos do ar. Obrigada. Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to us. Thank you.