1 de julho de 2017
servos da terra

A Pa(lavra) de Julho de 2017: “Esta é a lei dos animais, das aves e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra. Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer” (Lv 11,46-47)

“Há coisas para as quais não vale a pena viver, e outras para as quais não vale a pena morrer. É preciso discernir, bem antes de decidir. Certas decisões, uma vez tomadas, serão, depois, difíceis de retificar. Nem sempre as veredas encurtam a caminhada. Pelas concessões a que as veredas poderão te levar, tu poderás te perder, e, diferente do almejado no início, será o resultado na chegada. Ao longo de uma caminhada, nem sempre é possível, de imediato, descobrir o sentido de certas proximidades, pelas quais as concessões têm passagem. Existem proximidades que comprometem, e existem distâncias que fortalecem. Existem coisas que teimam em retornar, sobretudo aquelas que ainda não foram resolvidas e que, por isso, não encontraram o seu lugar. É preciso, então, observar a que conteúdo remetem certas ânsias pelas quais se tem passado. O que ainda não tiver sido elaborado, malgrado com isto se tenha de constante lidado, pode comprometer projetos, os mais sonhados e planejados. Coisas não elaboradas equivalem a coisas não admitidas, pois, ao se admitir, inicia-se a elaboração, e o que elabora uma ação passa pela consciência de saber que é preciso dar passos, a fim de que, como se era antes, não se permaneça. Do contrário, entraves, a partir daí, poderão surgir, e novos passos não irão acontecer. Volto, pois, a insistir: é preciso avaliar antes de decidir. Tão importante quanto caminhar é saber primeiramente aonde se quer ir. Tão importante quanto conseguir é saber conservar, mas viver pelo que não faz sentido é correr grande risco de, no meio da caminhada, cansar-se e procurar outras compensações como forma de levar adiante o que carece de sentido. Quem segue veredas evita o Caminho. Entre o Caminho e as veredas, terás que optar. Um pode ser mais difícil até de se trilhar; o outro pode até encurtar distâncias, mas há um preço a se pagar, como a perda da liberdade, sem o que comprometida estará tua própria identidade. Esvaziamento, por esta via, é matriz de evitáveis sofrimentos. Antes de decidir, é preciso discernir, pois os que apenas seguem e querem um objetivo, a qualquer custo, alcançar, acabam fazendo concessões pelas quais um preço grande, como o da própria liberdade, haverão de pagar. Sobre isso, convém pensar.” (Padre Airton)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Multimídia Terra

Instagram @padre_airton
[jr_instagram id="2"]
Visitas
Muitas das imagens do nosso site vem de fontes diversas, sendo em sua maior parte externas e muitas não autorizadas. Nenhuma das fotos pertencem ao Portal da Fundação Terra, a menos que sejam creditadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no nosso site e você desejar sua remoção, favor enviar um email que prontamente a retiraremos do ar. Obrigada. Pictures for this blog come from multiple sources. None of the pictures belong to us unless otherwise noted. If one of your pictures is on the site and you want it removed please write to us. Thank you.