11 de março de 2012

12 (2)

Nosso Modo de Ser

Pe. Airton Freire

(Livro “Escritos da Terra, Vade Mecum)

Considerando o seguimento a Cristo como o que nos caracteriza, com simplicidade de vida, dirijo-me a ti, pessoalmente, para fazer-te as seguintes exortações:

Tu precisas santificar o santo nome que em ti há.

Tu precisas de um tempo de silêncio, em oração.

Tu precisas do sacramento da reconciliação.

Ao menos, semanalmente, hás que participar do santo sacrifício da celebração.

Tu precisas ter uma vida pessoal e sacramental condizentes com teu estado de vida, para ser recomposta a unidade perdida.

Unidade entre coração e mente há de existir em ti, o que te dará equilíbrio em teu modo de agir

Tens,  pois, como primeiro ponto: recompor a tua unidade interna.

Tu és pertença do Senhor e as áreas tuas que são marcadas pelo pecado precisam ser transformadas, como condição de que tu vivas a Verdade plena que por ti se consagrou. “Que eles sejam um como nós somos um” (Jo 17, 22). Este é o segundo ponto.

A unidade que precisa haver entre nós, enquanto Grupos da Terra, é o terceiro ponto a ser observado.

Tua práxis se dará, no mundo, pelo anúncio, diálogo, testemunho e serviço.

Servir para anunciar; anunciar para servir. Entre ambos, localiza-se o diálogo (διαλογος) com a Palavra e com o mundo e somente desta forma, poderemos testemunhar (μαρτυρειν ). Unidade interna e externa, volto, outra vez, a enfatizar.

Em qualquer que seja a obra nossa, nós deveremos revelar a Face Misericordiosa de Deus. Nós somos servos da Misericórdia, irmãos da Santa Esperança.

Tu és construtor da esperança. O mundo precisa de testemunho na ordem do que tu podes fazer. Que o mundo possa ver as razões da tua alegria e da tua esperança. Alimenta a esperança, foge da ilusão.

Imprescindível é que hás de, primeiramente ser, depois, testemunhar.

O mundo precisa perceber em ti um ser integrado. Que a Face misericordiosa possa em ti ser revelada.

Na unidade tu estarás por inteiro, não dividido, e a Face tornar-se-á refletida em ti e em teu derredor.

Que tenhas consciência, então, que teus atos favorecerão ou desfavorecerão toda a tua consagração à verdade.

Atos com a Verdade não condizentes serão motivos de grandes sofrimentos para ti pessoalmente e para todo o corpo do qual, sacramentalmente, és pertencente (cf. Cl 3, 3-4).

O amor efetivado é o amor que permanece em atos.

A tua credibilidade está em que teus atos revelem o amor que tu dizes ter ao Ser amado.

Sê tu o vigia do espaço de tua maior sacralidade.

Algumas podagens poderás, ao longo das estações, ter que suportar, mas o fruto valerá a pena a pena que há em esperar.

Hás que está disponível para alcançar.

Será esta tua primeira missão, que é missão de amor: viver a verdade plena, aquela que por ti se consagrou (“e, por eles, a mim mesmo me santifico, para que sejam santificados na verdade”, disse o Senhor – cf. Jo 17, 19).

E se, um dia, alguém lhes perguntar qual a sua espiritualidade, qual o seu carisma, qual a sua missão?

Tu vais dizer: a minha espiritualidade é aquela que brota do lado esquerdo de Cristo Jesus; é aquela que dá testemunho pela água, pelo sangue e pelo Espírito (cf. I Jo 5, 8). Os três dão testemunho da Verdade, que é o Senhor Jesus. Nós somos servos da misericórdia, dispersadores da misericórdia de Deus, por um estilo de vida, por um modo de ser, vivendo em comunhão com o Pai e Filho, no Espírito, na Igreja Unam, Sanctam, Catholicam et Apostolicam que o Senhor fundou.

No mundo estamos para darmos testemunho da Verdade, que é Cristo Jesus (cf. Jo 14, 6), em diversos estados de vida religioso, leigo e consagrado, todos vivendo o mesmo de, seguindo o modelo e a vontade do Senhor, buscarmos a santificação pela Verdade (cf. Jo 17, 17). Em razão disso, em qualquer situação, permaneceremos em seu amor (cf. I Jo 4, 16) pautando nossa conduta pela ética da alteridade.

Em Fevereiro de 2009.